top of page

CINCO MOTIVOS PARA CONTRATAR UM SÍNDICO PROFISSIONAL

Gestor pode ser um diferencial para o condomínio


Administrar um condomínio, sabemos, não é tarefa simples e muito menos para amadores.

Se antigamente a figura do síndico estava ligada a de um morador já aposentado, que passava o dia no condomínio conversando com os funcionários e resolvendo pequenos problemas, hoje a realidade é bem diferente.


Com rotinas que se assemelham a administrar uma pequena ou média empresa, gerir um

empreendimento demanda diversos conhecimentos específicos, tempo e muita responsabilidade para ter a segurança necessária nas suas decisões.





Ainda não se convenceu? Veja abaixo cinco motivos para contratar um síndico profissional para o seu condomínio!


1- É MAIS BARATO PREVENIR DO QUE REMEDIAR

Um gestor que não entenda de manutenção predial pode gerar muitos gastos para o condomínio. E pior: gastos emergenciais. Um bom síndico profissional entende a necessidade de se estar com as manutenções preventivas em dia, sabe que é fundamental manter e seguir um calendário que englobe todos os equipamentos bem cuidados.


Esse tipo de conhecimento evita muitas dores de cabeça, do tipo “surpresas inesperadas”, como também ajuda a manter as finanças do condomínio dentro da previsão orçamentária. Oferecendo, assim, mais tranquilidade para aquela comunidade.


2- ACOMPANHAMENTO DE PERTO DA INADIMPLÊNCIA

Um problema bastante comum em condomínios de norte a sul do país é a inadimplência. O síndico profissional precisa estar sempre a par das finanças do condomínio – e isso inclui os devedores.


Fazer uma gestão inteligente da situação demanda tempo e conhecimento. Saber dialogar com quem está devendo, conhecer as regras do empreendimento sobre quais medidas podem e devem ser tomadas, entender da legislação envolvida no tema para não cobrar o inadimplente de forma equivocada é o que se espera de um ótimo síndico profissional.

Além disso, quando as formas amigáveis de cobrança não surtirem mais efeito, o síndico deve, com ajuda de um advogado, ingressar com uma ação contra o devedor, para que o condomínio não sofra de forma prolongada com a inadimplência.


3- IMPARCIALIDADE NO TRATO COM OS MORADORES

Problemas de convivência como barulhos, mau uso da vaga de garagem, desrespeito às regras das áreas comuns, brigas entre crianças e adolescentes. Não é segredo que a convivência pode ser um dos maiores desafios de quem administra um condomínio.


Um síndico morador pode sentir dificuldade em punir o filho do amigo, ou em dar uma multa para o seu vizinho de porta. Assim, enquanto uns podem se sentir privilegiados, outros podem se sentir prejudicados pela falta de equilíbrio no fazer cumprir as regras do condomínio.


Um síndico profissional, por sua vez, está preparado para lidar com esse tipo de situação. Sua postura é a de cuidar e olhar para problemas de convivência e tentar resolvê-los de forma objetiva e impessoal – o que não significa descaso ou falta de compaixão. Quer dizer apenas que ele olha a situação de forma mais distante e menos pessoal.


4- ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

Você imagina quantas leis, decretos e normas técnicas que impactam no dia a dia do condomínio foram aprovadas ou alteradas nos últimos anos? Acredita que uma pessoa que tem uma formação totalmente fora da área condominial e que nunca teve vivência na área vai administrar um empreendimento com a segurança devida?


Optando por um síndico profissional, há mais tranquilidade de que o gestor esteja em sintonia com as mudanças do mercado, que são constantes. É esperado que o escolhido esteja sempre se reciclando, afinal, saber administrar um condomínio da melhor forma possível – e dentro da lei – é seu trabalho.


Hoje há certificações no mercado e há uma infinidade de cursos de atualização, de segurança a e-Social, de mediação de conflitos a legislação condominial, para que o síndico profissional preste um bom serviço.

Infelizmente, um síndico morador nem sempre vai conseguir tempo para estar em sintonia com

tantas mudanças.



5- É INVESTIMENTO E NÃO CUSTO

Administrar bem o patrimônio, a casa de às vezes centenas ou milhares de famílias, é um assunto extremamente sério. Apostar em uma gestão profissional pode aumentar a taxa condominial um pouco?


Sim, é possível. Por outro lado, um síndico profissional sério e atualizado vai ajudar muito não apenas nas contas mensais do condomínio, como por exemplo, uma folha de pagamento enxuta e adequada para as necessidades do local. Ele vai colaborar para que esse mesmo patrimônio se valorize, estando sempre bem cuidado, com manutenções em dia e baixa inadimplência, como dissemos acima. Já passou o tempo em que síndico profissional era uma moda. Esse tipo de gestão veio para ficar – e para somar no seu condomínio.

Quer saber mais? Peça uma proposta da CondoVita e veja como é incrível ter o seu condomínio administrado pela nossa equipe!



bottom of page