top of page

DELEGAR TAREFAS COMO SÍNDICO PROFISSIONAL

Síndico profissional não precisa saber de tudo, mas tem obrigação de ter ótima equipe


Ser síndico profissional demanda muitos conhecimentos diferentes. Conhecimentos específicos e aprofundados sobre as mais diversas demandas de um condomínio – e olha que são muitas!


Porém, seria exagerado dizer que o síndico profissional precisa saber de tudo que envolve a gestão de um condomínio, com a profundidade necessária.


É claro que também sempre há espaço e expectativa de aprendizado em cada trabalho, afinal um condomínio pode ter características muito similares a outro e mesmo assim apresentar desafios completamente diferentes entre si. Por isso, saber delegar tarefas da administração condominial é tão importante!



Veja abaixo :


Administradora: parceira é fundamental na gestão de condomínio, seja com síndico morador ou

profissional. A empresa é responsável por diversos aspectos do dia-a-dia do condomínio, como

pagamento de funcionários, adequação a novas leis, atendimento a condôminos e muitas outras rotinas.


Ter um ótima administradora colabora com diversos aspectos da sindicatura, desde a indicação de fornecedores até a uma melhor comunicação com os moradores. Aposte em uma parceira de

qualidade.


Gerente predial/zelador: é o braço operacional do síndico. Muitas vezes, é esse o profissional que passa o dia todo no condomínio, e quem recebe diretamente dos moradores seus anseios e reclamações. É importante que o síndico e ele tenham uma boa relação, e principalmente uma boa comunicação. Seja zelador ou gerente predial, o colaborador teve ter claro qual é seu papel no dia-a-dia do condomínio, que é o de apoiar o síndico e ser uma ponte entre o gestor, moradores e funcionários, além de estar sempre de olho nas áreas comuns!


Cobrança extrajudicial de devedores: contar com o apoio extra de uma empresa especializada em cobrar a inadimplência do condomínio pode ser uma ajuda e tanto para o síndico.


Esse tipo de empresa pode trazer bons resultados porque o foco do seu trabalho é esse: cobrar de quem está devendo de forma efetiva e rápida. Dessa forma, a inadimplência diminui e o síndico pode se focar em outros problemas que o condomínio porventura tiver.


Conselho fiscal: é um grupo de moradores, geralmente escolhidos em assembleia, que colabora com a gestão do síndico, que vê as pastas de prestações de contas enviadas pela administradora mensalmente.


Podem auxiliar o síndico quando o condomínio se vê prestes a fazer uma grande obra, por exemplo, ou quando há a necessidade de alguma ação judicial e há pessoas em condições de oferecer um aconselhamento qualificado para o síndico, no intuito de deixá-lo melhor informado para tomar uma decisão.


Comissões de moradores: ter comissões de moradores para diversos assuntos como eventos, obras, decoração, etc., ajuda muito a deixar a gestão do condomínio mais descentralizada.

Isso porque os próprios moradores já estão buscando alternativas e soluções para o condomínio. Na hora de bater o martelo sobre qual será a decisão final, o síndico teve a colaboração da própria comunidade, o que é sempre bem-vindo!

Quer saber mais? Peça uma proposta da CondoVita e veja como é incrível ter o seu condomínio

administrado pela nossa equipe!

bottom of page